quinta-feira, 14 de maio de 2026

Lula evita comentar prisão de Bolsonaro e diz que decisão do STF deve ser respeitada

Foto: Reprodução

Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (23) que não pretende comentar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa na Cúpula do G20, em Joanesburgo, na África do Sul.

“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então, a Justiça decidiu, está decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, disse Lula.

Bolsonaro foi preso preventivamente no sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, em razão de dois fatores principais:
• a convocação de uma vigília por parte do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), considerada pela Polícia Federal como potencial risco para facilitar uma fuga;
• a violação da tornozeleira eletrônica, que o próprio Bolsonaro admitiu ter tentado danificar com um ferro de solda.

O ex-presidente deve passar por audiência de custódia ainda neste domingo.

Questionado sobre declarações do ex-presidente dos EUA Donald Trump — que chamou a prisão de “uma pena” —, Lula respondeu que o Brasil não se pauta por opiniões externas. “Somos um país soberano. O que a gente decide aqui, está decidido”, afirmou.

23 de novembro de 2025, 15:00

Compartilhe: