domingo, 10 de maio de 2026

Lula deve intervir em disputa entre PT e PSD sobre chapa majoritária na Bahia, diz colunista

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser acionado para tentar mediar um impasse político na Bahia envolvendo aliados históricos. No centro da disputa está a estratégia eleitoral do Partido dos Trabalhadores para as eleições de outubro: a legenda defende a formação de uma chapa “puro-sangue”, com o governador Jerônimo Rodrigues buscando a reeleição, o ministro da Casa Civil Rui Costa concorrendo ao Senado e o senador Jaques Wagner tentando renovar o mandato. As informações são do colunista Daniel Weterman, do Estadão.

A proposta, porém, enfrenta resistência do Partido Social Democrático (PSD), aliado do PT no estado. Presidente da sigla na Bahia, o senador Otto Alencar afirmou ao Weterman que o partido seguirá na base petista, mas alertou para os riscos de uma chapa sem espaço para aliados. Segundo ele, a estratégia pode resultar em derrota, como ocorreu em 2006, quando Jaques Wagner venceu a eleição ao governo após a saída do então candidato de ACM Neto da disputa. “Chapa carniça pode dar problema”, afirmou.

Como alternativa, o PT teria oferecido a Coronel a condição de suplente e a vaga de vice na chapa de Jerônimo para seu filho, o deputado federal Diego Coronel (PSD). A proposta foi rechaçada por Otto Alencar. “Isso fere o amor próprio dele. É uma proposta que não deveria ter sido feita”, disse o senador, que foi vice-governador da Bahia na gestão de Wagner.

No mês passado, Otto Alencar Filho foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e deixou o mandato de deputado federal. Nos bastidores, integrantes do PT avaliam que a nomeação funcionou como um gesto de aproximação ao comando do PSD baiano. Otto Alencar, no entanto, nega qualquer tipo de favorecimento.

16 de janeiro de 2026, 15:22

Compartilhe: