Rui Costa critica comunicação do governo em reunião; Sidônio rebate e atribui problemas à gestão anterior
Da Redação
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez críticas à comunicação do governo federal durante reunião ministerial realizada nesta terça-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As declarações ocorreram em meio a questionamentos internos sobre a atuação de Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Na abertura do encontro, Rui Costa mencionou Sidônio ao menos três vezes ao defender a necessidade de ampliar a divulgação das ações e resultados do governo. Segundo relatos de participantes, o tom foi interpretado como uma cobrança pública, gerando desconforto no ministro da Secom.
Em um dos trechos, Rui afirmou: “A minha dúvida, Sidônio, é se o povo sabe disso. Acho que a gente tem que colocar como foco comparar e mostrar. O povo tem o direito de conhecer esses números, esses dados, porque, repito, é a mudança da água para o vinho, de um deserto de governança para um governo que tem um líder que montou uma equipe para trabalhar e produzir esses resultados”.
O chefe da Casa Civil voltou a citar o titular da Secom em outros momentos, ao abordar a comunicação sobre tragédias climáticas e sobre concessões e leilões promovidos pelo Executivo. Em uma dessas ocasiões, Sidônio reagiu brevemente: “Eu vou responder”.
De acordo com relatos, o ministro da Secom rebateu as críticas em sua fala, não transmitida à imprensa, e atribuiu dificuldades à gestão anterior da pasta, comandada pelo deputado Paulo Pimenta entre 2023 e 2025. Sem citá-lo diretamente, Sidônio teria afirmado que o governo deixou de comunicar, no início do mandato, as condições herdadas da administração do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A avaliação ocorre em um momento de pressão interna, diante de pesquisas que apontam aumento da reprovação ao governo e indicam que a rejeição ao presidente chega a 46%, segundo levantamento do Instituto Datafolha divulgado em março.
Nos bastidores, aliados do governo têm apostado na estratégia de comparar as ações da atual gestão com as do governo anterior. O próprio Lula tem adotado esse discurso em eventos públicos, embora haja divergências internas sobre a eficácia da abordagem.
Durante a reunião, Sidônio também pediu maior alinhamento entre ministros, tanto os que permanecem quanto os que deixarão os cargos, e orientou que integrantes do governo intensifiquem a produção de conteúdo, com a gravação de ao menos um vídeo diário para divulgação de ações e programas.
Entre as iniciativas destacadas como marcas da atual gestão, o ministro citou programas como o Pé-de-Meia e o Mais Especialistas, além da proposta de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Segundo participantes, Sidônio ainda enfatizou a importância de tornar a comunicação mais clara e anunciou a produção de vídeos institucionais sobre realizações do governo em diferentes estados. Um desses materiais, voltado para São Paulo, foi exibido durante o encontro.







