Geddel nega envolvimento em propina e ataca ex-aliado após delação
Da Redação
O ex-ministro Geddel Vieira Lima negou participação em um suposto esquema de propina de R$ 2 milhões ligado à fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024. Ele classificou as acusações como “irresponsáveis e inconsequentes” e afirmou que o ex-aliado Uldurico Júnior teria comportamento “psiquiátrico”. A informação é do Bahia Notícias.
As acusações surgem a partir da delação da ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, que apontou Geddel como possível beneficiário de metade da propina — cerca de R$ 1 milhão — com intermediação de Uldurico e seu pai. O Ministério Público da Bahia considerou os indícios relevantes e defendeu o aprofundamento das investigações.
Apesar disso, não há registros diretos de que Geddel tinha conhecimento de ligação com a facção criminosa envolvida. Mensagens analisadas indicam que Uldurico tentou atribuir a responsabilidade pela fuga a autoridades da Secretaria de Administração Penitenciária, estratégia que, segundo a investigação, teria sido articulada para afastar suspeitas.
Geddel, por sua vez, reagiu com irritação às mensagens enviadas pelo ex-aliado na época, chegando a repreendê-lo e criticar sua postura. Em áudio, demonstrou incômodo com as tentativas de culpar terceiros e mencionou falhas na gestão do presídio, reforçando sua versão de que não participou do suposto esquema.








