quinta-feira, 14 de maio de 2026

Pai de Daniel Vorcaro é preso pela PF em nova fase da Operação Compliance Zero

Foto: Divulgação

Da redação

O empresário Henrique Vorcaro, pai do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso na manhã desta quinta-feira (14) durante a 6ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. Agentes da própria corporação também estão entre os alvos da operação.

Segundo a PF, a ação busca aprofundar investigações sobre uma organização criminosa suspeita de praticar intimidação, coerção, obtenção de informações sigilosas e invasões a dispositivos informáticos.

Ao todo, policiais federais cumprem sete mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Justiça também determinou medidas de afastamento de cargos públicos, além do sequestro e bloqueio de bens dos investigados.

De acordo com a PF, o grupo é investigado pelos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, invasão de dispositivos informáticos e violação de sigilo funcional.

Na 5ª fase da Operação Compliance Zero, realizada na última quinta-feira (7), a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão. Entre os investigados está o senador Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.

Já na 4ª fase da operação, deflagrada em 16 de abril, foram presos preventivamente o ex-presidente do banco público do Distrito Federal, Paulo Henrique Costa, e o advogado Daniel Monteiro, apontado como operador jurídico-financeiro do esquema atribuído a Daniel Vorcaro, que está preso desde o início de março.

Nas quatro primeiras fases da operação, a PF cumpriu 96 mandados de busca e apreensão em Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A pedido da Polícia Federal e do Ministério Público, a Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados até o limite de R$ 27,7 bilhões, além do afastamento de eventuais funções públicas.

14 de maio de 2026, 11:21

Compartilhe: