João Carlos Salles vence eleição para Reitoria da Ufba
Da redação
A chapa “Somos Ufba”, formada por João Carlos Salles e Jamile Borges, venceu a eleição para a Reitoria da Universidade Federal da Bahia após a apuração de mais de 90% das urnas. O resultado parcial foi divulgado na manhã desta sexta-feira (22) e aponta ampla vantagem da candidatura para o quadriênio 2026-2030.
Segundo dados da Comissão Eleitoral, a Chapa 2 alcançou o maior escore geral da consulta universitária, com 3.577,22 pontos. O desempenho foi superior entre estudantes, técnicos-administrativos e docentes.
Na segunda colocação ficou a chapa “Mais Ufba”, liderada por Penildon Silva Filho e Bárbara Coelho, com 1.898,39 pontos. Em seguida aparecem a chapa “Nossa Ufba”, de Salete Maria e Menandro Ramos, com 157,86 pontos, e a chapa “Ufba Insurgente”, de Fernando Conceição e Célia Sacramento, com 97,55 pontos.
A eleição foi marcada pela adoção de um novo modelo de consulta universitária, sem formação de lista tríplice, ampliando a participação direta de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos no processo de escolha da gestão da universidade.
De acordo com a apuração parcial, a Chapa 2 registrou vantagem expressiva em diferentes unidades acadêmicas e departamentos da Ufba, consolidando a liderança ao longo da contagem dos votos.
O processo eleitoral reuniu quatro candidaturas com propostas voltadas para áreas acadêmicas, administrativas e institucionais da universidade. A expectativa agora é pela conclusão oficial da apuração e homologação do resultado pela Comissão Eleitoral.








