Ministério da Saúde leva para Vitória da Conquista carreta de exames de imagem para diagnóstico precoce de doenças
Da Redação
Pacientes do SUS de Vitória da Conquista (BA) e região passam a contar a partir desta segunda-feira (25) com os serviços especializados em exames de imagem da carretas do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil.
Com foco no diagnóstico precoce de doenças, a unidade móvel conta com médico, enfermeiro e técnico de radiologia, que estão prontos para ofertar exames de tomografias e ultrassonografias, essenciais para a definição rápida de tratamentos.
A Carreta de Imagem Diagnóstica do Ministério da Saúde inaugurada em Vitória da Conquista irá atender também os pacientes dos municípios de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Mirante, Piripá, Planalto, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
As carretas levam o cuidado para mais perto da população, reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros, sendo possível atender outras regiões menores ao redor dos municípios em que estiveram.
Ao todo, pacientes de mais de 2,5 mil municípios em todas as regiões do país foram atendidos desde outubro de 2025.
“Essas carretas do programa Agora Tem Especialistas podem fazer até 100 exames de tomografia e ultrassonografia por dia, que vão poder garantir o diagnóstico precoce da situação de saúde e doença de pessoas que estão há espera pelo serviço no SUS. Com isso, vai assegurar o atendimento médico especializado em toda a região de Conquista, diminuindo o tempo de realização desses serviços, garantindo mais saúde e eficácia em um possível tratamento, afirmou Ana Maria Rebouças, superintendente substituta da Superintendência do Ministério da Saúde na Bahia.
Na Bahia, a iniciativa do Governo do Brasil também levou o cuidado especializado em imagem e saúde da mulher para mais perto da população de outras cidades.
As carretas já passaram por Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Alagoinhas, Abaré, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Barreiras, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Irecê, Jacobina, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas e Salvador.








