Bahia recebe certificação internacional por uso exclusivo de energia renovável em 2025
Da redação
O Bahia recebeu a Certificação Internacional de Energia Renovável (I-REC), documento que comprova que toda a energia consumida pelo clube ao longo de 2025 teve origem em fontes renováveis e rastreáveis.
O reconhecimento é resultado da parceria firmada com a comercializadora do grupo Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia ao Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, localizado em Dias d’Ávila.
Segundo o clube, a adoção de uma matriz elétrica composta integralmente por energia limpa integra a estratégia de sustentabilidade da instituição e de redução dos impactos ambientais de suas operações.
Com a utilização exclusiva de fontes renováveis, o Bahia deixou de emitir 37,3 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) neste ano, volume equivalente ao plantio de 227 árvores. A certificação atesta a origem da energia consumida e confirma a redução da pegada de carbono do clube.
O certificado foi emitido pelo Instituto Totum, entidade responsável pela emissão dos créditos internacionais de energia renovável (I-REC) no Brasil.
De acordo com o diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia, Vitor Ferraz, a certificação reforça o compromisso do clube com práticas modernas de gestão e sustentabilidade.
Há pouco mais de um ano, o Bahia se tornou um dos primeiros clubes do futebol brasileiro a migrar do mercado regulado para o mercado livre de energia, passando a utilizar eletricidade gerada por usinas de fontes renováveis.
Para a diretora comercial da Neoenergia, Rita Knop, a certificação demonstra que o mercado livre de energia renovável é uma alternativa viável para diferentes setores da economia, incluindo o esporte.








