Conta de água ficará 3,57% mais cara na Bahia a partir de 20 de julho
Da Redação
Os consumidores baianos passarão a pagar mais pela conta de água e esgoto a partir de 20 de julho. O reajuste tarifário anual de 3,57% foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia e publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, o aumento será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas tarifárias dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Com a atualização, a tarifa da categoria Residencial Normal para consumo mínimo de seis metros cúbicos passará de R$ 43,23 para R$ 44,77, um acréscimo de R$ 1,54. Já na categoria Residencial Social, a tarifa mínima subirá de R$ 15,72 para R$ 16,28, aumento de R$ 0,56.
De acordo com a Embasa, o percentual aprovado ficou abaixo da inflação acumulada no período, que foi de 4,13%.
O reajuste anual está previsto na Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. A medida tem como objetivo recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e do aumento de custos operacionais, incluindo gastos com energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços.
A nova tabela tarifária entra em vigor em todo o estado no dia 20 de julho.








