terça-feira, 23 de junho de 2026

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

Foto: Vitor Santos/Sempre

Da Redação

A primeira unidade da Academia Salvador, instalada no Dique do Tororó, celebrou dois anos de funcionamento nesta segunda-feira (22). Desde a inauguração, o equipamento público já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos e reúne quase 7 mil usuários cadastrados.

Mantida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a iniciativa oferece gratuitamente atividades físicas orientadas e tem como objetivo ampliar o acesso da população à prática esportiva e à promoção da saúde.

Com estrutura de aproximadamente 200 metros quadrados, a unidade disponibiliza equipamentos de musculação e modalidades como yoga, boxe, capoeira, ritmos, treinamento funcional e muay thai. As atividades são realizadas em horários distribuídos entre os turnos da manhã e da noite.

Segundo dados do programa, jovens entre 18 e 29 anos representam o maior grupo de frequentadores, correspondendo a 27% dos cadastrados. As mulheres são maioria nas aulas coletivas, enquanto os homens predominam na musculação.

Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, a Academia Salvador tem ampliado o acesso da população aos cuidados com a saúde ao oferecer estrutura adequada, orientação profissional e horários compatíveis com a rotina de trabalhadores.

“A Academia Salvador amplia o acesso à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, especialmente para a população de baixa renda”, destacou.

Atualmente, o programa conta com 15 unidades espalhadas por Salvador, incluindo equipamentos em bairros como Amaralina, Boca do Rio, Cajazeiras, Itapuã, Narandiba, São Caetano e São Tomé de Paripe. A mais recente foi inaugurada no Parque Bonocô.

Um dos diferenciais do projeto é o acompanhamento permanente de profissionais de Educação Física. Antes de iniciar as atividades, os usuários passam por um processo de cadastro que inclui informações de saúde e hábitos relacionados à prática esportiva, permitindo um atendimento mais adequado às necessidades de cada participante.

O professor Gilmar Viana Conceição, que atua na unidade desde sua inauguração, afirma que os resultados vão além dos ganhos físicos. Segundo ele, muitos frequentadores melhoraram a mobilidade, a autoestima e a qualidade de vida após aderirem às atividades.

Criado em 2023, o programa Academia Salvador tem se consolidado como uma das principais políticas municipais voltadas à promoção da saúde preventiva, incentivo ao esporte e ocupação qualificada dos espaços públicos da capital baiana.

22 de junho de 2026, 18:39

Compartilhe: