domingo, 8 de setembro de 2024

Abadef alerta sobre acessibilidade nos ferries, diz jornal

Foto: Reprodução

Da Redação

Com a abertura da licitação para a compra de um novo ferry-boat a ser usado na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica, três empresas apresentaram propostas com possíveis embarcações para circulação na Baía de Todos-os-Santos. O jornal A Tarde informa que uma acabou desistindo de participar do processo e outra encaminhou opções de equipamentos que não se encaixam nos padrões definidos no Edital.

A Tarde destaca que o presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (ABADEF), Silvanete Brandão opinou sobre a situação atual dos ferries e a possibilidade das novas embarcações fora do padrão serem adquridas para o sistema.

“Os atuais ferries não têm acessibilidade, nenhuma, zero. Quem usa cadeira de rodas vai junto com os carros, não tem banheiros adaptados, nem nada. Em relação aos atendimentos, é um desrespeito com as pessoas com deficiência, a ABADEF já fez reuniões com a Internacional Travessias para poder capacitar o atendimento, a gente explica que existe o passe, a carteirinha, e ainda assim, todo mês, feriados, existem reclamações absurdas”, disse Silvanete.

“Para novos ferries, eu imagino que eles tenham conhecimento da lei brasileira de inclusão, que completou nove anos esse ano, e que traz todo arcabouço que protege a pessoa com deficiência. Se uma empresa não tem conhecimento e coloca novos ferries sem acessibilidade, vai ficar muito complicado. É um desrespeito contra a legislação e contra a pessoa com deficiência. Somos cerca de 5 mil pessoas cadastradas na associação em Salvador. É um descaso, temos que clamar para que esse transporte que estão trazendo venha com o mínimo de acessibilidade para que a gente possa ter um transporte digno”, pontuou Silvanete Brandão. Clique aqui para ler a matéria completa do jornal A Tarde.

11 de julho de 2024, 22:20

Compartilhe: