quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Adesivo “Marçal Motorista” viraliza em São Paulo, mas é ilegal

Foto: Reprodução

Da Redação

A adesivação irregular em veículos tem sido um tema de crescente discussão, especialmente em períodos eleitorais. Recentemente um vídeo viralizou mostrando um adesivo no vidro lateral dianteiro do motorista retratando o empresário Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo, simulando como se ele estivesse dirigindo o carro – o que levantou questões sobre a legalidade dessa prática.

O Portal UOL informa que a ideia não é nova e surgiu como cópia de uma ‘modinha’ de adesivação dos personagens dos desenhos de ‘Os Simpsons’ as laterais do carro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cobrir parcial ou totalmente os vidros dianteiros frontal ou lateral com adesivos, inscrições, legendas, símbolo, pictogramas ou painéis decorativos é uma infração, pois compromete a visibilidade do motorista, essencial para a segurança no trânsito.

Segundo o coronel Edmilson Colonello, do Comando de Policiamento de Transito (CPTran-SP) a legislação brasileira é clara quanto às regras de adesivação em veículos. A infração por adesivação irregular é considerada grave, com penalidades que incluem multa no valor de R$ 195,23 e a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator. Além disso, o automóvel pode ser retido para a remoção do adesivo até a regularização da situação. Clique aqui para ler a matéria completa do Portal UOL.

14 de setembro de 2024, 17:30

Compartilhe: