Advogados baianos elegem nesta terça-feira (19) presidentes da OAB e de 37 subseções para triênio 2025-2027
Da Redação
Advogados de Salvador e outros 37 municípios baianos vão às urnas nesta terça-feira (19) para escolher os presidentes do triênio 2025-2027. Em âmbito estadual, a disputa para o comando da seccional baiana ocorre entre a atual presidente Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, e a advogada Ana Patrícia Dantas Leão, da chapa Muda OAB.
Além do cargo maior da instituição, serão eleitos conselheiros seccionais e federais e os representantes da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAB). No interior, os advogados votam também nas chapas que disputam os comandos das subseções.
Em toda a Bahia, as eleições vão acontecer entre 9h e 17h, em 49 locais distribuídos nas 37 subseções da OAB-BA em todo o estado. Estão aptos para votar os advogados e as advogadas que estejam com o pagamento da anuidade da entidade em situação regular. Aqueles que têm mais de 70 anos têm voto facultativo e, portanto, não são obrigados a votar.
Em Salvador, o local de votação será na Tenda do Piso L3 do Shopping da Bahia. Todos os locais de votação podem ser consultados no site. Para votar, é preciso ter em mãos a carteirinha da OAB ou um documento oficial com foto, o que inclui Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para Dirigir (PPD), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte e certificado de reservista.
Advogados que não comparecerem à votação devem justificar a ausência em até 30 dias após a eleição, entre o dia 21 de novembro até o dia 20 de dezembro deste ano. A justificativa deve ser feita através deste site, sob pena de multa correspondente a até 20% do valor da anuidade caso não seja realizada.