Afonso Florence ressalta importância da Ponte Salvador–Itaparica como prioridade do governo Lula para investimentos

Da redação
O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, destacou a relevância da qualificação da Ponte Salvador–Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (22) com a publicação do Decreto nº 12.630 no Diário Oficial da União.
Segundo Florence, a decisão representa um marco para a viabilidade e o avanço do maior projeto de infraestrutura em andamento no Brasil. “O projeto da Ponte Salvador–Itaparica, que já integra o Novo PAC, agora passa a ter prioridade nacional para investimentos no âmbito do PPI. Isso significa não apenas o aporte de R$ 3 bilhões do Orçamento Geral da União, mas também a garantia de maior segurança jurídica e de um conjunto de procedimentos que dão velocidade à execução da obra”, afirmou.
O secretário também ressaltou a articulação política de alto nível que permitiu essa conquista. “Trata-se de uma vitória do Governo da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo, do ministro da Casa Civil Rui Costa e do secretário especial do PPI Marcus Cavalcanti, fruto também de uma articulação de alta envergadura do presidente Lula junto ao presidente Xi Jinping. É um bom motivo para todos os baianos e baianas comemorarem, pois acelera a realização de um dos maiores sonhos de integração e desenvolvimento do nosso estado”, disse.
Com mais de 12 km de extensão, a Ponte Salvador–Itaparica é considerada estratégica para encurtar distâncias, facilitar a mobilidade, impulsionar o turismo, atrair investimentos e gerar milhares de empregos. A obra deve beneficiar diretamente milhões de baianos e consolidar um novo eixo de desenvolvimento econômico e social para todo o estado.