sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Afroempreendedorismo feminino é destaque do Sebrae no Novembro Negro

Foto: Divulgação

Da Redação

Em celebração ao Novembro Negro, o Sebrae apresenta a exposição fotográfica Mulheres Negras, Negócios Brilhantes -até o dia 30 de novembro, em Salvador. Fotos e histórias de 12 empreendedoras baianas fazem parte da exposição aberta ao público no 3º piso do Shopping da Bahia, no corredor da loja Afrocollab. A visitação é livre durante o horário de funcionamento do centro comercial, de segunda a sábado, das 09h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.

Além da exposição, nesta quinta-feira (21), um talk show será aberto ao público, às 18h, no espaço da antiga bilheteria do cinema. O encontro será conduzido pela jornalista Wanda Chase, com participação da gestora Eliana Brito, representando o Sebrae Bahia, e das empreendedoras baianas Iasmine Fernandes, da Casa da Preta, Juliana Lima, da Amuu, e Cynthia Paixão, da Afrocentrados Collab. As inscrições estão sujeitas à lotação do espaço, feitas pelo link https://bit.ly/talkshowmulheresnegras

Empreendedoras em exposição

Histórias inspiradoras, representatividade e impacto social. O afroempreendedorismo e, em especial, a atuação das afroempreendedoras são uma ferramenta potente de transformação, sobretudo quando se fala da Bahia e de sua capital, Salvador. Reunindo 12 relatos e imagens das empreendedoras, a exposição destaca as trajetórias de:

Bia Barreto – projeto Afrobeto

Professora da Rede municipal de São Francisco do Conde e Salvador, mestra em Educação, doutoranda em Dança e finalista do Prêmio Educador Transformador do Sebrae com o projeto “Educação Física e Letramento: Construindo um Afrobeto”, voltado para a Educação ANTIRRACISTA. É gestora cultural atuante na produção científica e acadêmica sobre questões étnico-raciais, de gênero e saúde física, mental e emocional da população negra.

Cynthia Paixão – empreendimento AfroCentrados Loja Colaborativa

Cynthia Paixão atua na interseção entre a dança afro e o empreendedorismo, trazendo consigo a visão inovadora de um futuro mais inclusivo e diversificado. Sua jornada singular ecoa os ritmos que culminaram em sua coroação como Rainha do Bloco Malê Debalê e Deusa do Ébano do Ilê Aiyê. Sua paixão pela cultura e pelo empoderamento feminino a levou a fundar a Afrocentrados Colab, uma verdadeira celebração aos sonhos de empreendedores negros.

Geo Nunes – empreendimento Amora Brinquedos

Baiana, empreendedora social, especialista em Design Estratégico, premiada com o Prêmio Laureate Jovens Empreendedores Sociais, e homenageada com o Prêmio Internacional Here For Good – concedido pelo impacto positivo na sociedade, ganhou também o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios pelo trabalho na Amora Brinquedos. Ativista por uma Educação Antirracista, dedica-se a promover e fomentar o ecossistema de empreendedorismo social.

Iasmine – empreendimento Casa da Preta

Empresária, influenciadora digital e mentora. Iasmine é CEO da Loja Casa da Preta há 10 anos, uma loja de moda feminina que promove o empoderamento e a autonomia feminina a partir de conteúdos que vão muito além de montar looks, sendo hoje uma loja 100% online.

Jô Lima – empreendimento Jô Lima Studio de Beleza e Jô Lima Academy

Jô Lima é uma empreendedora apaixonada pela transformação de vidas. Construiu um pequeno espaço na varanda de sua casa, no bairro Jardim Cruzeiro. Foi ali que o seu sonho começou a ganhar forma, tendo hoje um estúdio de beleza no Caminho das Árvores e uma academia que ensina técnicas de alongamento capilar desenvolvidos por ela, além de capacitar outras mulheres.

Juliana Lima – empreendimento AMUU!

Juliana Lima, natural de Conceição do Coité, é CEO da AMUU! e cofundadora do Projeto Acesso Nosso que valoriza a arte, cultura, educação e empreendedorismo. Seu trabalho parte da tecnologia ancestral direcionada para a produção sustentável de Cosméticos, Aromatizadores Artesanais Personalizados e Aromaterapia voltados para o autocuidado.

Karine – empreendimento Wakanda Educação Empreendedora

Nascida e criada na comunidade do Engenho Velho da Federação, em Salvador, Karine Oliveira é apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas, atuando há 10 anos em movimentos sociais na busca da emancipação da população negra e da comunidade LGBTQIAPN+.

Luciana Costa – empreendimento Negralu

Afroempreendedora de 51 anos, visionária, Luciana há uma década decidiu mergulhar no mundo da moda africana. Como CEO da marca Negralu, tem sido uma força motriz na produção de peças exclusivas com estampas e cores inspiradas na rica herança cultural do continente africano.

Najara Black – empreendimento N Black

Com 19 anos de atuação, a N Black é uma das pioneiras do afroempreendedorismo, tendo sido a primeira marca afro a ter três lojas em shoppings na cidade de Salvador. A N Black é reconhecida por ressaltar os valores de ser transformadora, potente, política, social, resiliente, inquieta e que veste corpos e mentes. Já participou de feiras e congressos em âmbito nacional, fez trabalhos para grandes agências e confeccionou figurino para artistas locais.

Quel da Quefá – empreendimento Quefá Buffet

Quezia Conceição cursa Gastronomia na UFBA e cresceu observando os pais desenvolverem suas paixões como negócios rentáveis. A cozinha era o elixir e habitat natural de sua mãe, Fá, onde ensinamentos e tradições foram transmitidos na forma de receitas à empreendedora, dando origem ao Quefá Buffet.

Sueli Conceição – empreendimento Iya OMI cosmética Natural

Sueli Conceição é Iyalorixá, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, mestra em Estudos Étnicos e Africanos, especialista em Gestão Ambiental e em Fitoterapias, CEO da Iya OMI Cosmética Natural. É cofundadora e vice presidenta da Awa Ações Afirmativas, presidenta do Instituto GEDAR (referência em consultoria e projetos para emancipação financeira e autogestão em territórios de comunidades tradicionais) e Deusa do Ébano do Ile Aiyê, em 1999.

Tuany Souza – empreendimento Cacau Caramelo

Mulher Negra de 36 anos, Tuany é gastróloga há 14 anos (formada na primeira turma de gastronomia de Salvador), vivenciadora das culturas, histórias e tradições da Gastronomia, e para além da comida, é apreciadora das memórias construídas com os momentos acompanhados de um bom CaFÉ. Em 2016, fundou a Cacau Caramelo.

21 de novembro de 2024, 10:30

Compartilhe: