AGU retira sindicato ligado a irmão de Lula de lista de associações com bloqueios de bens por fraudes em descontos de benefícios do INSS

Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu excluir quatro instituições da lista de associações que tiveram os bens bloqueados devido a fraudes relacionadas a descontos em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre as entidades retiradas da lista está o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindapi), cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do Sindapi, foram excluídas da lista a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), e a Associação Brasileira de Cidadania e Benefícios / Amar Brasil (ABCB / Amar Brasil).
A Contag, a maior beneficiária de recursos provenientes de descontos em benefícios do INSS, também está envolvida no caso. O ex-presidente da entidade, Aristides Veras dos Santos, é irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE).
O bloqueio de bens afetou um total de 12 entidades, sendo que sete delas estão sendo investigadas pela Polícia Federal (PF). O valor estimado de danos decorrentes das fraudes chega a R$ 2,6 bilhões, conforme cálculos da AGU. Além disso, a medida incluiu a quebra de sigilo fiscal das associações e de seus dirigentes, a retenção de passaportes dos envolvidos e a suspensão das atividades dessas entidades.