Americano, Robert Prevost é eleito novo papa e adota o nome de Leão XIV

Da Redação
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) o nome do novo papa: o cardeal americano Robert Prevost, 69, foi escolhido após quatro rodadas de votação no conclave realizado na Capela Sistina. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, da sacada da Basílica de São Pedro, em Roma.
“Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” — “Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”, disse Mamberti, antes de revelar que o pontífice adotará o nome de Leão XIV.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é visto como um perfil moderado e com forte vocação pastoral. Antes de sua eleição, era apontado como um dos favoritos devido à sua atuação como prefeito do Dicastério para os Bispos, seu histórico de liderança e sua capacidade de articulação dentro da Cúria Romana.
Logo após ser apresentado, Leão XIV apareceu na sacada principal da basílica e concedeu a tradicional bênção urbi et orbi (“à cidade e ao mundo”) aos milhares de fiéis que lotavam a praça São Pedro. Estima-se que mais de 20 mil pessoas acompanharam o momento, muitas delas com bandeiras nas mãos e visivelmente emocionadas.
A fumaça branca que sinalizou o fim da eleição saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília), indicando que Prevost havia atingido o quórum mínimo de dois terços — ao menos 89 dos 133 votos dos cardeais eleitores.
Participaram da votação sete cardeais brasileiros com direito a voto: Paulo Cezar Costa (57), Leonardo Ulrich Steiner (74), Odilo Scherer (75), Jaime Spengler (64), Sérgio da Rocha (65), Orani Tempesta (74) e João Braz de Aviz (77).
Com a escolha de Prevost, a Igreja Católica terá pela primeira vez um papa norte-americano. Ele será o 267º pontífice da história.