Anvisa aprova Mounjaro para tratamento da obesidade no Brasil
Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento da obesidade no Brasil. A aprovação foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União.
O fármaco, que já vinha sendo utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, poderá agora ser prescrito para pessoas com obesidade associada a pelo menos uma comorbidade, como hipertensão ou apneia do sono. A aplicação é feita por via subcutânea, com dose semanal. O produto estará disponível nas apresentações de 2,5 mg e 5 mg.
Além do Mounjaro, outro medicamento já utilizado no controle glicêmico, o Ozempic (semaglutida), também teve seu uso estendido para casos de obesidade, seguindo a tendência global de reposicionamento de medicamentos inicialmente indicados para diabetes.
Na semana passada, a farmacêutica Novo Nordisk, responsável pelo Ozempic e também pelo Wegovy (versão de semaglutida para obesidade), anunciou a redução dos preços das canetas injetáveis no Brasil. A medida busca ampliar o acesso aos tratamentos e conter o avanço da falsificação e manipulação irregular dos produtos.
“O ajuste na política de preços é um passo importante para ampliar o acesso a tratamentos crônicos”, afirmou Isabella Wanderley, diretora-geral da farmacêutica no país. Segundo a empresa, o reajuste já está em vigor nas principais redes de farmácias, tanto online quanto físicas.








