Anvisa determina recolhimento de lote de remédio para hipertensão por risco de contaminação

Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na quarta-feira (19), o recolhimento do medicamento Furosemida, lote 2411191, com concentração de 10 mg/ml. O fármaco é fabricado pela farmacêutica Hypofarma, que também teve a comercialização, distribuição e uso do produto suspensos.
A medida foi adotada após a identificação de um material estranho semelhante a caco de vidro no medicamento. O problema foi constatado em parecer emitido pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
A Anvisa orienta que profissionais de saúde e pacientes que encontrem unidades do lote afetado comuniquem o órgão por meio dos Canais de Atendimento ou acionem a Vigilância Sanitária local.
Uso do medicamento
A Furosemida é um diurético amplamente prescrito no tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca, edemas e problemas renais, já que estimula a produção de urina.
Posição da empresa
Em nota, a Hypofarma informou que suspendeu preventivamente o uso do lote recolhido até a conclusão da apuração. “Seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade”, declarou a empresa.