terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Aos 29 anos, feirense comanda seis supermercados e fatura R$ 285 milhões

Foto: Reprodução

Da Redação

Daniela Lacerda, de 29 anos, fatura R$ 285 milhões. De Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, ela deu seus primeiros passos no empreendedorismo bem jovem. Depois da venda de bijuterias e roupas, em 2014 a empresária decidiu entrar para o varejo com um pequeno depósito de bebidas.

Sete anos depois, tornou-se a mulher mais jovem do setor supermercadista do estado. O mérito para isso está na liderança da Rede Corujão 24h, hoje umas das principais redes supermercadistas da Bahia e que fatura 285 milhões de reais.

Filha de comerciante, Daniela sempre desejou ter também o seu próprio negócio. Ela  cursou direito e chegou a advogar por alguns meses. “Meu pai temia a instabilidade do comércio e queria que eu me dedicasse aos estudos apenas”, disse a empresária ao site Exame.

“Acho que a palavra mais certa para descrever a mudança de percurso é ousadia”, afirmou. “Não fui diferente de nenhum empreendedor. Tive coragem e ousadia e continuei”. Foi um movimento natural para uma jovem que desde os sete anos de idade abria mão de brinquedos em troca de produtos que pudessem se converter em vendas. “É algo que já nasceu em mim”.

Do desejo de empreender surgiu a primeira loja física. À época, o segmento escolhido foi o de moda. A pequena loja de roupas buscava itens importados para revenda, algo pouco comum há 11 anos. “Digo que revolucionei o comércio local trazendo peças de fora em uma época em que ninguém ainda sabia o que era AliExpress”, brincou. Foram R$ 100 mil de receita logo no primeiro ano de loja.

Supermercado

Com o marido, a empreendedora abriu sua primeira adega em 2014, dedicada à venda de cervejas geladas, com funcionamento 24 horas.

O racional para a criação do modelo de negócio 24×7 veio depois de uma análise minuciosa do perfil do público consumidor na cidade de Feira de Santana e dos arredores. “Desde muito cedo percebemos que faltava entretenimento no varejo local”, diz. “Eram poucos shoppings e bares, e a capital Salvador está um pouco distante. Queríamos trazer valor para a operação e mostrar que não vendíamos apenas bebidas, mas experiência — mesmo fora de Salvador”, afirmou à Exame.

Em pouco tempo, as bebidas geladas já não eram o suficiente. A experiência em loja despertou uma nova geração de compradores em busca de novos itens perecíveis para suas dispensas. “Os consumidores passaram a pedir a carne para consumir junto com a bebida. Depois os legumes, e assim fomos ampliando o portfólio”.

De lá para cá a operação também se expandiu. Hoje a Rede Corujão tem seis supermercados espalhados pela Bahia, e deve encerrar o ano com outras três novas unidades. O faturamento da rede no ano passado, mesmo em meio à pandemia, foi de 285 milhões de reais.

No ano que vem, segundo a publicação, a Corujão 24h deve inaugurar seu modelo de franquias com mini mercados de vizinhança, uma operação desenhada a dedo pela franqueadora Bittencourt, responsável pela implementação do modelo express no Carrefour.

Juntas, as apostas em inovação e expansão por franquias devem elevar os ganhos da rede para meio bilhão de reais já em 2022.

25 de novembro de 2021, 19:32

Compartilhe: