sábado, 13 de junho de 2026

Apagão atinge 21 municípios baianos e interrompe serviços de energia, água e telecomunicações

Foto: Feira de Santana foi uma das mais afetadas - Divulgação

Da Redação

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou cerca de 21 municípios das regiões do Portal do Sertão e do Recôncavo baiano na manhã desta quinta-feira (11). O apagão provocou transtornos em diversos serviços, incluindo telefonia móvel, internet banda larga, funcionamento de semáforos e atividades comerciais.

Além da falta de energia, o abastecimento de água também foi interrompido em Feira de Santana e em outros cinco municípios atendidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A suspensão ocorreu em razão da paralisação temporária dos sistemas de captação e distribuição.

Segundo informações da Axia Energia, empresa responsável pela geração e transmissão de energia na região, a ocorrência teve início por volta das 9h, após um desligamento registrado na subestação Governador Mangabeira, localizada no município de mesmo nome.

Em nota, a companhia informou que iniciou imediatamente os procedimentos para recomposição do sistema e restabelecimento do serviço. De acordo com a empresa, a subestação voltou a ser energizada às 11h05, permitindo o início da normalização do fornecimento nas áreas atingidas.

“A partir da autorização da Neoenergia Coelba, os alimentadores foram sendo religados gradualmente, com o último circuito restabelecido às 11h11”, informou a Axia Energia.

Mais cedo, a Neoenergia Coelba também havia comunicado que a interrupção foi causada por uma falha no sistema de transmissão de energia. A distribuidora informou que acompanhou a ocorrência em conjunto com a transmissora e mobilizou equipes para atuar na retomada do fornecimento tão logo houvesse autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As causas do desligamento ainda deverão ser apuradas pelas empresas responsáveis pelo sistema elétrico.

Atualizada às 15h20.

11 de junho de 2026, 14:19

Compartilhe: