sexta-feira, 4 de julho de 2025

Após sete anos, TJ-BA oficializa demissão de promotor condenado por assédio sexual

Foto: Reprodução

Da Redação

Foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta sexta-feira (13) o ato administrativo que oficializa a perda do cargo do promotor de Justiça Almiro de Sena Soares Filho. A medida ocorre após decisão judicial transitada em julgado e foi declarada pelo procurador-geral de Justiça da Bahia.

A perda da função foi determinada pelo juiz George James, da 4ª Vara Cível e Comercial de Salvador, em abril de 2021, com base na condenação de Almiro Sena por assédio sexual. O ex-promotor foi sentenciado em 2018 pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a quatro anos, cinco meses e 15 dias de prisão, em regime semiaberto, por crimes cometidos contra servidoras da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

Os episódios de assédio ocorreram em 2014, quando Almiro Sena ainda ocupava o cargo de secretário da pasta. Ele esteve à frente da Secretaria de janeiro de 2011 até o início de 2014, ano em que pediu exoneração após as denúncias.

Sena chegou a ser preso preventivamente, mas teve a prisão convertida em domiciliar no dia 21 de julho de 2017, após permanecer seis dias detido no 12º Batalhão da Polícia Militar.

Até a última atualização desta reportagem, a defesa do ex-promotor não havia se manifestado.

13 de junho de 2025, 13:30

Compartilhe: