Assembleia retoma os trabalhos com números positivos e reformas estruturais

Da redação
Quando a presidente Ivana Bastos abrir os trabalhos do segundo período do ano legislativo de 2025, na próxima terça-feira, dia 5 de agosto, parlamentares, servidores, imprensa e o público em geral terão uma Assembleia Legislativa renovada em vários setores. “Nosso objetivo é assegurar melhorias estruturais, para que possamos, cada vez mais, potencializar os serviços e avançar. Avançar é a nossa palavra-chave, após os números positivos do primeiro semestre, para melhor atender aos baianos e baianas”, afirmou Ivana.
A Casa está recebendo os ajustes finais para o reinício das atividades, com o fim do recesso parlamentar e o “turnão”, nesta quinta-feira. A partir de 1º de agosto, os restaurantes, o posto bancário do Bradesco, Correios, Transporte, Serviço Médico, por exemplo, voltam ao horário normal, em dois turnos. As reformas, além de ampliar a infraestrutura e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários dos serviços do Parlamento estadual, geraram empregos para os cerca de 30 operários das empresas terceirizadas que trabalharam nas obras. Foram feitas intervenções do plenário, salão nobre, salas das comissões, Auditório Jornalista Jorge Calmon e outras dependências.
A acústica do auditório e do plenário recebeu melhorias, com a instalação de novos carpetes e de painéis ripados. Com relação à acessibilidade, as rampas foram equipadas com anteparos antiderrapante, impactando positivamente as pessoas com deficiências. Em todos esses locais, está sendo implementado um novo projeto de iluminação, proporcionando mais conforto visual para os deputados, servidores e visitantes, bem como uma melhor iluminação para as filmagens da TV ALBA.
ECONOMIA
O superintendente de Administração e Finanças, Robson Coutinho, avaliou que o regime de “turnão” facilitou a realização de serviços de manutenção com mínimo impacto para servidores e visitantes, uma vez que a ALBA recebe milhares de pessoas diariamente em seu período ordinário. Ele disse ainda que a Casa conseguiu economizar mais de R$ 1 milhão, durante o funcionamento por meio período.
Ivana Bastos, por sua vez, disse que a racionalização dos gastos e medidas de economia durante o recesso levaram a uma redução de aproximadamente 40% no consumo de energia e 30% no uso de água, dentre outros custos. Para ela, o trabalho deve ser acompanhado do cuidado com as pessoas e com o patrimônio público, coisa que, acredita, é mais presente quando entra em cena o olhar diferenciado que a mulher tem em uma gestão, seja em casa, em uma empresa ou na esfera pública.
ACELERAÇÃO
A presidente acredita que a produtividade legislativa neste semestre será superior ao primeiro, quando 103 matérias foram aprovadas, distribuídos em 16 projetos de lei do Executivo, 50 projetos de lei dos deputados e deputadas, 29 projetos de resolução de parlamentares e da Mesa Diretora, quatro requerimentos de urgência, três projetos de lei do Poder Judiciário, e um do Ministério Público. Foram realizadas ainda dez sessões de votação e 17 audiências públicas nas comissões, além de mais de 40 sessões plenárias ordinárias.
“A nossa expectativa é que a Casa tenha uma produção superior a todos os anos e que a gente possa votar ainda mais projetos de deputados no plenário, que as comissões participem ativamente, façam audiências públicas e tragam a população para a Casa do Povo”, afirmou a chefe do Legislativo da Bahia.