segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Atendimento do Castramóvel em Paripe começa na próxima segunda (5)

Foto: Bruno Concha/Secom

Da Redação

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, chega à Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas na próxima segunda-feira (5) e deve permanecer na região até o dia 3 de setembro. Uma média de 20 procedimentos diários deve ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O tutor do animal deve agendar previamente o serviço através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente em postos de saúde da rede municipal. Para agendar por e-mail, basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado, o animal passa por triagem e, se constatado que ele está saudável, a castração é feita em seguida. A recomendação é que compareçam apenas o tutor e o animal no local da castração para evitar aglomeração. Entre janeiro e maio deste ano, quatro mil animais já foram castrados gratuitamente por meio da rede municipal.

Vacinação antirrábica

A imunização contra a raiva também é um pré-requisito para a castração do animal. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, também promoveu a vacinação antirrábica no estacionamento da unidade ontem (28) e hoje (29), imunizando 20 animais.

Quem não levou o seu cão e gato pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paripe, à Unidade de Saúde da Família (USF) Bate Coração e a USF Sérgio Arouca, todas no Subúrbio. Em toda a cidade, a vacinação antirrábica também ocorre em diversos postos de saúde distribuídos em todos os distritos sanitários, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para saber onde está o posto mais próximo, tanto para vacinar contra a raiva como para agendar a castração, o cidadão pode entrar em contato com o Fala Salvador 156 ou com CCZ, no número (71) 3611-7331.

 

29 de junho de 2021, 21:29

Compartilhe: