domingo, 27 de julho de 2025

Avião da Southwest faz manobra brusca para evitar colisão com jato militar nos EUA

Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Da Redação

Um avião da Southwest Airlines precisou realizar uma manobra de emergência logo após decolar do aeroporto de Burbank, na Califórnia, para evitar uma possível colisão com uma aeronave militar. O incidente, ocorrido na última sexta-feira (25), está sob investigação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

O voo 1496 havia acabado de decolar rumo a Las Vegas quando, aos seis minutos de voo, o sistema de alerta da aeronave indicou risco de tráfego próximo. Dados do site Flightradar24 mostram que, ao atingir 14.100 pés de altitude (cerca de 4.300 metros), o avião realizou uma descida abrupta de 475 pés (aproximadamente 144 metros) em apenas 33 segundos — o equivalente a um edifício de 50 andares.

A mudança brusca de altitude teve como objetivo evitar o jato militar Hawker Hunter, modelo de uso privado, que voava a cerca de 14.650 pés na mesma região. A aeronave havia partido de El Paso, no Texas, com destino a Oxnard, na Califórnia.

O susto provocou pânico entre os passageiros. “O piloto disse que o alarme de colisão disparou e ele precisou desviar de uma aeronave que vinha na nossa direção. Uau”, relatou o comediante Jimmy Dore em uma rede social.

Já Caitlin Burdi, também a bordo, descreveu à Fox News o momento como “aterrorizante”. “Todo mundo começou a gritar. O piloto nos disse depois que perdemos contato com a torre de controle e quase colidimos com outro avião.”

Dois comissários de bordo se feriram durante a manobra e estão sendo acompanhados por médicos. A aeronave conseguiu seguir viagem e pousou normalmente em Las Vegas.

26 de julho de 2025, 18:00

Compartilhe: