quinta-feira, 9 de maio de 2024

Bacelar estaria buscando salvo-conduto para sair do PV em negociação com o Podemos; parlamentar nega

Foto: Divulgação

Da Redação

O deputado federal Bacelar teria pedido ao presidente nacional do PV, José Luiz Penna, salvo-conduto para deixar a sigla sem o risco de perder o mandato. A informação foi confirmada ao Toda Bahia por duas fontes nacionais, uma dos “verdes” e outra do Podemos, partido ao qual o parlamentar baiano desejaria retornar. Bacelar negou a movimentação.

Penna não teria gostado do pedido, embora haja uma sinalização de que a saída seria aceita antes da janela partidária de 2026. Em 2022, Bacelar deixou o Podemos após 20 anos filiado à sigla por conta da decisão da legenda de apoiar a candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), de quem já foi aliado, ao Palácio de Ondina. O parlamentar está na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), assim como o Podemos, que mudou de lado após a fusão com o PSC.

A fonte do Podemos confirmou ao site, na condição de anonimato, que João Cláudio Bacelar, filho do parlamentar e que sempre foi filiado ao partido, vai assumir o comando da sigla em Salvador em novembro fruto de um acordo costurado com o deputado federal Raimundo Costa, único representante da agremiação pela Bahia no Congresso Nacional. O acordo envolve o ingresso de Bacelar, que disputaria a reeleição em 2026 pelo Podemos. João Cláudio será candidato a vereador em 2024.

Atualmente, a presidência municipal do Podemos é ocupada por George da Hora, ex-assessor de Raimundo Costa. Também faz parte do acordo a troca no comando estadual da sigla: sai o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, Heber Santana, e assume o posto o próprio Raimundo. As mudanças devem ser oficialmente confirmadas ainda este mês.

“Tudo é possível. Estamos organizando tudo. E a presidência do deputado Raimundo é bem-vinda”, disse Heber, que liderava o PSC no Estado e assumiu a presidência do Podemos na Bahia após a fusão das duas legendas – ele terá o respaldo das lideranças do partido para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.

O acordo teve o aval da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP), que tem interesse em ampliar a bancada do partido na Câmara Federal e boa relação com Bacelar. Com isso, fica descartada qualquer possibilidade de a sigla seguir ao lado do prefeito Bruno Reis (União) em 2024, mesmo tendo três vereadores governistas na capital que devem procurar uma nova casa partidária.

Procurado, Bacelar negou a saída do PV. “Isso não está em cogitação. Meu filho, sim, sempre esteve no Podemos e nunca saiu. Não está nos meus planos mudar. Inclusive, estou ajudando a montar o PV para a disputa eleitoral de 2024 em alguns municípios”, assegurou.

01 de novembro de 2023, 16:31

Compartilhe: