sábado, 8 de novembro de 2025

Bactéria resistente contamina 13 crianças em UTI do Hospital da Criança de Brasília

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Da redação

Ao menos 13 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) foram contaminadas pela bactéria Acinetobacter baumannii, um microrganismo altamente resistente à maioria dos antibióticos disponíveis.

A bactéria é uma das principais causadoras de infecções hospitalares, podendo provocar pneumonia, infecção urinária e sepse (infecção generalizada). O microrganismo costuma afetar pacientes internados, atingindo órgãos como pulmões, trato urinário e pele.

Segundo informações do Correio Braziliense, a contaminação foi identificada após testagens de rotina realizadas pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares.

Em nota enviada ao portal Metrópoles, a direção do hospital confirmou o registro dos casos:

“Considerando a necessidade de controle regular, foram identificados casos da bactéria Acinetobacter baumannii em pacientes internados em uma de suas UTIs”, informou a unidade.

De acordo com a administração do HCB, 12 das 13 crianças não apresentaram sintomas e apenas uma precisou de tratamento com antibióticos. Todas estão em estado estável, e não há novos registros de contaminação desde setembro.

Assim que os casos foram detectados, os pacientes foram isolados, e a UTI chegou a ser temporariamente bloqueada para evitar a propagação da bactéria. O hospital ressaltou que segue todas as normas sanitárias exigidas para o funcionamento.

24 de outubro de 2025, 09:30

Compartilhe: