O recurso faz parte de um contrato de financiamento firmado entre o governo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 2024. O empréstimo, que pode chegar a US$ 150 milhões, será utilizado para financiar o Sistema Viário Integrado, que inclui, além da ponte, diversas intervenções em rodovias.
Do total previsto, cerca de R$ 217 milhões virão diretamente do CAF, enquanto os R$ 20 milhões restantes serão aportados pelo governo estadual. Esses recursos servirão, entre outros objetivos, para cobrir contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP), essencial para a viabilização do projeto.
A obra será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e está dividida em cinco etapas: melhorias nos acessos viários em Salvador, construção da ponte ligando a capital à Ilha de Itaparica, adequação do sistema viário na chegada à ilha, construção de uma nova variante rodoviária para desviar o tráfego de Mar Grande e, por fim, ampliação e recuperação de um trecho da BA-001 até a cabeceira da Ponte do Funil.
O projeto também contempla ações para minimizar os impactos ambientais e sociais decorrentes da obra, em conformidade com as normas ambientais brasileiras e as diretrizes do CAF.
Considerada uma das obras mais aguardadas do estado, a Ponte Salvador-Itaparica deve redefinir a logística regional, facilitar o escoamento de mercadorias e impulsionar o desenvolvimento econômico de áreas que, até então, permanecem pouco integradas à capital baiana.