segunda-feira, 14 de julho de 2025

Bahia é o 3º estado com mais afastamentos por vício em jogos, aponta INSS

Foto: Divulgação

Da Redação

A Bahia ocupa a terceira posição entre os estados brasileiros com maior número de concessões de auxílio-doença por vício em jogos, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde junho de 2023, 18 trabalhadores baianos foram afastados do trabalho por ludopatia — transtorno psiquiátrico associado à compulsão por jogos de azar.

O estado fica atrás apenas de São Paulo, com 95 benefícios concedidos, e Minas Gerais, com 39. Em seguida, aparecem Bahia e Rio Grande do Sul (17 registros).

No cenário nacional, o país registrou 276 subsídios no mesmo período. Inclusive, o número de concessões cresceu 2.300% comparando junho de 2023, com apenas uma concessão no mês, e março de 2025, que registrou a entrega de 22 auxílios-doença por vícios em jogos.

O perfil mais afetado é o de homens (73% dos casos), especialmente na faixa etária entre 30 e 39 anos (44%). Jovens de 19 a 29 anos representam 33% do total.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação e divulgados inicialmente pelo portal The Intercept Brasil.

O que é ludopatia

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e listada na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), sob o código F63.0, a ludopatia é considerada um transtorno do controle dos impulsos. Em situações mais graves, pode gerar incapacidade temporária para o trabalho.

Nesses casos, o trabalhador pode solicitar o auxílio-doença — atualmente chamado de benefício por incapacidade temporária — desde que comprove a condição por meio de laudos médicos e seja aprovado em perícia do INSS.

10 de julho de 2025, 18:40

Compartilhe: