Bahia empata sem gols com o América de Cali na estreia dos playoffs da Sul-Americana

Da Redação
Na estreia pelos playoffs da Copa Sul-Americana, o Bahia ficou no 0 a 0 com o América de Cali, na noite de terça-feira (16), na Arena Fonte Nova. Com sete mudanças em relação à equipe que enfrentou o Atlético-MG pelo Brasileirão, o Tricolor teve boa postura ofensiva, dominou a posse de bola, mas não conseguiu transformar o volume em gols. Nos minutos finais, o meia Everton Ribeiro foi expulso após revisão do VAR por agressão a um adversário.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço vai em busca da classificação fora de casa, no jogo da volta, marcado para a próxima semana, em Cali, na Colômbia. Antes disso, o time comandado por Rogério Ceni volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Fortaleza, no sábado (20), às 16h, na Arena Castelão, pela 15ª rodada.
Apesar do curto intervalo entre as partidas, o Bahia iniciou o confronto com postura ofensiva. Mesmo com uma formação bastante modificada, o time manteve a intensidade que o torcedor se acostumou a ver nas últimas rodadas. Logo aos quatro minutos, um lance polêmico com possível pênalti a favor dos mandantes foi revisto pelo árbitro, que optou por manter a marcação de escanteio.
O Tricolor mostrou boas triangulações e buscou o ataque com velocidade. No entanto, a partir dos 20 minutos, o América de Cali equilibrou as ações e começou a dificultar a criação ofensiva dos baianos. O jogo, então, perdeu em intensidade e criatividade, resultando em um primeiro tempo sem grandes emoções.
Na volta do intervalo, Rogério Ceni promoveu mudanças para tentar destravar o jogo. Com a entrada de Kayky e o reposicionamento de Luciano Juba, o Bahia adotou uma formação mais ofensiva, com cinco jogadores na frente. O ajuste gerou maior fluidez pelo meio e mais espaço para os pontas.
As entradas de Caio Alexandre e Everton Ribeiro deram mais criatividade ao time, que passou a dominar amplamente a posse de bola — chegando a superar 80% nos minutos finais. Mesmo assim, o Tricolor pecou no último passe e parou em uma defesa bem organizada dos colombianos.
Nos acréscimos, o VAR flagrou uma agressão de Everton Ribeiro a um jogador adversário, e o camisa 10 foi expulso. Minutos depois, Cavadia, do América de Cali, também recebeu cartão vermelho. O jogo terminou sem gols e deixou a sensação de que o Bahia poderia ter saído com uma vantagem maior em casa.
Agora, a equipe precisa buscar a classificação longe da Fonte Nova. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Empate com gols ou triunfo dá a vaga ao Tricolor.