Bahia já emitiu mais de 1 milhão de novas carteiras de identidade; maioria é de mulheres

Da Redação
A Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas. Até 23 de julho, foram registrados 1,03 milhão de documentos no estado, o equivalente a 6,99% da população baiana. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Do total, 572,2 mil emissões (55,1%) foram para pessoas do sexo feminino, enquanto 466 mil (44,9%) foram para homens. A média diária de emissões no estado é de 924 documentos. Apenas em julho, mais de 25,9 mil CINs foram registradas.
Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, que passou a adotar o CPF como número único de identificação.
População jovem lidera emissões
A faixa etária com maior número de emissões na Bahia é a de 15 a 19 anos, com 123 mil registros (11,85% do total). Em seguida, aparecem pessoas entre 40 e 44 anos, com 86,4 mil emissões (8,32%).
Pessoas com deficiência
No estado, 18.669 pessoas com deficiência já emitiram a nova carteira. A maior parte é formada por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (37,8%), seguidas por pessoas com deficiência intelectual (22,4%), física (20,8%), visual (10,9%) e auditiva (7,9%).
Segurança e padronização
A nova CIN foi criada para padronizar a identificação civil no país, reduzir fraudes e melhorar a oferta de serviços públicos. Ela conta com QR Code e assinatura digital, o que garante autenticidade e dificulta falsificações. O documento também permite acesso ao nível ouro no GOV.BR, que dá direito a serviços digitais com mais segurança.
Como emitir
A primeira via da CIN é gratuita e está disponível em todos os estados. Para solicitar, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. A emissão pode ser feita nos órgãos de identificação da sua Unidade Federativa.