terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Bahia proíbe venda e uso de serpentinas metalizadas para evitar acidentes e apagões

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Da Redação

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promulgou uma lei que proíbe a comercialização, o porte e o uso de serpentinas metalizadas em todo o estado. A medida, que entrou em vigor na quinta-feira (13), busca prevenir acidentes como choques elétricos e apagões, a exemplo do ocorrido no carnaval passado no Circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador.

A proibição se estende a pessoas físicas, estabelecimentos comerciais, camarotes, trios elétricos e vendedores ambulantes. Quem descumprir a norma poderá ser multado em valores que variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil, com penalidades dobradas em caso de reincidência.

A proposta foi feita pela Neoenergia Coelba, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado. A fiscalização ficará a cargo de órgãos competentes designados pelo governo estadual, com apoio das equipes de monitoramento da concessionária nos circuitos oficiais do carnaval.

Serpentinas metálicas são condutoras de eletricidade e, ao entrarem em contato com a fiação, podem causar curto-circuito e romper os cabos. Lançadas pelos bastões usados nos trios elétricos, essas serpentinas podem atingir até oito metros de altura, superando a rede elétrica e aumentando o risco de acidentes.

14 de fevereiro de 2025, 16:20

Compartilhe: