sábado, 14 de setembro de 2024

Bahia tem alerta para vendaval e acumulado de chuvas, diz Inmet

Foto: Reprodução

Da Redação

Na Bahia, 46 cidades devem se preparar para receber um acumulado de chuva até a manhã de quinta-feira (29). Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há perigo potencial para municípios na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Sul e Centro Sul baiano.

A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia – considerada chuva moderada. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Algumas das cidades atingidas serão: Aurelino Leal, Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Jaguaripe, Santa Cruz Cabrália e Wenceslau Guimarães.

A orientação é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Vendaval

A Bahia tem 253 municípios sob alerta para vendaval até o final da tarde da próxima sexta-feira (30). O alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de perigo potencial e prevê uma variação de vento entre 40 km/h e 60 km/h – um vento fraco tem velocidade inferior a 15 km/h, conforme a escala de Beaufort.

As cidades baianas sinalizadas no alerta do Inmet estão concentradas nas regiões: Centro Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro Norte, Região Metropolitana de Salvador e Extremo Oeste. Nos locais, o alerta aponta para um baixo risco de queda de galhos de árvores.

A orientação do Instituto para a população é que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outros dez estados brasileiros também terão municípios afetados pelos fortes ventos, sendo eles: Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Maranhão, Goiás, Minas Gerais e Alagoas.

28 de agosto de 2024, 21:30

Compartilhe: