sexta-feira, 8 de maio de 2026

Baiano ajudou carioca a parar ataque contra crianças na Irlanda

Foto: Reprodução

Da Redação

O baiano Eder Santos ajudou o carioca Caio Benício a parar um ataque que deixou 5 feridos — 3 deles crianças — perto de uma escola de Dublin, na Irlanda.

O caso ocorreu na última quinta-feira (23), no momento em que o carioca Caio Benício estava no período do almoço e percebeu um movimento diferente na calçada de uma escola. Ele derrubou o agressor usando capacete de moto.

Eder Santos é natural de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e mora na Irlanda. Ao relembrar como estava uma das vítimas, o baiano não conteve as lágrimas. “A criança estava com a mão sangrando, o rosto sujo de sangue e com o olhinho entreaberto”, detalhou emocionado.

Ele contou que estava a caminho de casa, de bicicleta, quando viu a situação depois de escutar uma mulher gritar do outro lado da rua.

“Eu olhei e vi o homem golpeando o peito da criança. Ele colocou a criança contra a grade e deu de três a quatro golpes de faca no peito da criança”.

“Eu desci da minha bicicleta, tinha outro rapaz que estava pedalando na minha frente, que era irlandês. Ele saiu correndo e eu [também] saí correndo para cima, para tentar parar o agressor”, complementou.

Depois disso, o baiano disse que lembrava apenas da faca caindo no chão e a única coisa que pensou naquele momento foi tirar o objeto do local para que o suspeito não fizesse mais vítimas.

“Eu peguei a faca e saí correndo. Atravessei a rua, aonde estava minha bicicleta, e joguei a faca no mato, o mais longe que eu pude”.

Ao voltar para o local do ataque, Eder percebeu que “a situação estava controlada”: o agressor havia sido contido e estava sendo “protegido” por duas mulheres, para que não fosse linchado por populares. Além disso, o socorro e a polícia já haviam sido acionados.

Ainda conforme informou o baiano, uma pessoa que estava no local começou a fazer massagem cardíaca na criança que ele viu ferida e, em questão de minutos, chegou uma ambulância para socorrer as vítimas. Depois, a polícia chegou ao local.

O agressor foi preso e o governo irlandês ainda não identificou as motivações, mas disse não tratar o caso como terrorismo. Antes do ataque na calçada, ele esfaqueou outras duas crianças e um homem dentro da escola. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos.

Eder Santos e Caio Benício foram recebidos pelo primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar. Segundo o carioca, Varadkar o agradeceu pessoalmente e fez questão de pedir desculpas por manifestações xenofóbicas no país. O ataque contra a escola gerou uma série de protestos em Dublin.

As autoridades disseram que 34 pessoas foram presas durante uma série de manifestações anti-imigração. O homem que atacou a escola e foi derrubado por Caio seria estrangeiro.

29 de novembro de 2023, 20:20

Compartilhe: