Baiano se destaca em campeonato sub-18 de High Schools nos Estados Unidos

Da redação
Uma semente plantada nas divisões de base do Bahia gera fruto em solo norte-americano. O goleiro baiano Murillo Mello é o grande destaque da posição no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
No principal campeonato de futebol das High Schools (FHSAA) (escolas de segundo grau), Murillo não só levou o Lake Nona High School (LNHS) a se sagrar campeã estadual, título nunca conquistado, como foi considerado também o melhor jogador na posição da competição.
O desempenho de Murillo Mello no gol da Lake Nona High School chamou a atenção da imprensa americana. Na partida final do campeonato das escolas de segundo grau da Flórida, o baiano foi decisivo na disputa por pênaltis.
Além de defender arremates adversários, soube cobrar com perfeição a penalidade e garantir a conquista do título. A Fox Orlando TV realçou a performance de Murillo em sua cobertura. O jornal Orlando Sentinel também destacou o talento do goleiro baiano.
Foi nas divisões de base do Esporte Clube Bahia, onde Murillo Mello deu seus primeiros passos no desenvolvimento de seu potencial para o gol. Dos 12 aos 14 anos, teve como treinador o ex-goleiro Jean Fernandes. O veterano jogador lembra observou Murillo numa competição infantil num clube social de Salvador e não exitou em querer treina-lo.
“Rapidamente eu vi que se tratava de um garoto com qualidade nata de goleiro. Notei logo nele alguns movimentos de um goleiro começando a se modelar. Comecei a treiná-lo e, durante os treinamentos, vi que ele tinha uma qualidade muito grande, uma técnica muito apurada. Apesar da pouca idade, ele já apresentava elementos que, com certeza, mais para frente, lhe tornariam um excelente goleiro”, relata Jean Fernandes.
Com a transferência da família para os Estados Unidos, Murillo deixou a Bahia, mas continua com vínculo com o Esporte Clube Bahia, onde ele treina durante as férias. Em Orlando, na Flórida, onde está radicado, ele mantém a rotina de treinos e a meta de ser um goleiro profissional. O futebol é uma de suas paixões. Quem lhe treina atualmente é o ex-goleiro do Botafogo e da Seleção Brasileira, Jefferson Galvão, que também mora em Orlando.
Depois de 20 anos atuando profissionalmente e convivido com grandes atletas do gol, Jefferson avalia que o futebol moderno atual impõe ao goleiro o domínio da bola com os pés. Ele percebeu logo no primeiro treino que Murillo tinha os fundamentos da posição e toda a condição de jogar com os pés. “É um goleiro que tem envergadura, muita técnica. Tem todas as habilidades para seguir uma carreira profissional. Tem evoluído bastante e se destacando nas competições, chamando a atenção de muitas universidades americanas”.
Jefferson revela que faz um treinamento completo com Murillo, que, aos 17 anos, está com a altura de 1m94cm. “A preparação é para ele enfrentar grandes competições. Hoje eu vejo que ele está preparado. Quando o conheci eu lhe falei: Não vou preparar você só para a high school não, mas para você estar pronto para encarar clubes que vão te dar oportunidade de profissionalização. Nosso foco é prepará-lo para mostrar o grande potencial dele”.
Se hoje pairam dúvidas, o futuro próximo é bem promissor para o gol do time profissional do Esporte Clube Bahia. O grupo City nem precisará ir ao mercado para suprir a atual carência na posição. A prata da casa resolve. E não é só o campeão sul-americano como titular pela Seleção Brasileiro Sub 17, Artur Jampa que poderá fechar o gol tricolor nos próximos anos. O baiano Murillo Mello também está apto a vestir a camisa número 1 do Esquadrão de Aço.