Baiano, Wellington Lima e Silva é escolhido como novo ministro da Justiça
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nomear o advogado baiano Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A escolha foi confirmada após uma conversa no Palácio do Planalto, e o anúncio oficial deve ocorrer nesta terça-feira (13).
A decisão ocorre após o presidente ter chamado o advogado para uma reunião nesta manhã, quando formalizou o convite. Lima e Silva tem histórico de atuação em gestões petistas e já ocupou cargos estratégicos no governo federal. Atualmente, ele comanda o departamento jurídico da Petrobras, função para a qual foi indicado pelo próprio Lula.
Aliados do presidente avaliam que a escolha sinaliza que o governo mantém no radar a possibilidade de criação de um Ministério da Segurança Pública. O novo titular da Justiça não se opõe ao eventual desmembramento da pasta, embora qualquer mudança dependa de etapas prévias.
Antes de avançar com a divisão, o Palácio do Planalto considera necessário estruturar um arcabouço jurídico consistente, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, além de garantir dotação orçamentária suficiente para viabilizar o funcionamento de um novo ministério.








