quinta-feira, 31 de julho de 2025

Banco Central mantém Selic em 15% e sinaliza juros altos até 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da redação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 15% ao ano, encerrando o ciclo de alta iniciado em setembro do ano passado, quando os juros estavam em 10,50%. Essa é a primeira vez desde 2006 que a taxa atinge esse patamar. Em comunicado, o Copom justificou a decisão apontando um cenário externo mais adverso, impulsionado pelo tarifaço de Donald Trump, além da resiliência do mercado de trabalho e da inflação elevada no Brasil.

O Banco Central sinalizou que a Selic deve permanecer nesse nível na próxima reunião, em setembro, e alertou que poderá retomar a alta dos juros caso considere necessário. A autoridade monetária reforçou que, diante das expectativas de inflação desancoradas, será preciso manter uma política monetária contracionista por um período prolongado para garantir a convergência da inflação à meta.

Economistas avaliam que o Copom pretende frear qualquer expectativa prematura de corte nos juros. Étore Sanchez, da Ativa Investimentos, destacou que o BC quer evitar que o mercado antecipe reduções ainda em 2025. Já Roberto Padovani, do banco BV, e Fernando Gonçalves, do Itaú Unibanco, preveem que a Selic deve permanecer em 15% até pelo menos o primeiro trimestre de 2026, reforçando a postura cautelosa da instituição. Com informações do Estadão.

30 de julho de 2025, 22:00

Compartilhe: