quinta-feira, 25 de setembro de 2025

‘Baralho do Crime’: conheça os criminosos mais procurados da Bahia

Foto: Divulgação

Da Redação

Homicidas, traficantes e assaltantes compõem as cartas mais altas do Baralho do Crime, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que reúne os rostos dos criminosos mais perigosos do estado. Entre eles estão líderes de facções locais e nacionais, alguns escondidos em morros do Rio de Janeiro e outros envolvidos em crimes de grande repercussão, como o assassinato da líder quilombola e ialorixá Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, morta em 2023.

Com a prisão de Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ” ou “Buzuim”, no último dia 12, apenas um dos seis acusados pela morte de Mãe Bernadete segue foragido: Murilo dos Santos, o “Maquinista” ou “Gordo”, que ocupa a carta Ás de Ouros. Segundo a Polícia Civil, um áudio interceptado revelou que o Bonde do Maluco (BDM) decretou a execução da religiosa porque ela pretendia denunciar a expansão da facção em Simões Filho, na RMS. Na última quinta-feira (18), uma operação em Salvador e na região metropolitana resultou em quatro mortos e 14 presos na tentativa de capturá-lo.

Outro nome é Ednaldo Pereira Souza, o “Dadá” ou “Thormira”, líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), que passou a ser a Dama de Ouros. Ele foi resgatado do presídio em dezembro de 2024 junto com outros 15 internos, em uma fuga em massa que levou à prisão da ex-diretora da unidade, Joneuma Silva Neves, apontada como cúmplice e companheira do criminoso. Investigações apontam que “Dadá” teria rompido com o PCC para se aliar ao Comando Vermelho (CV).

No tráfico da capital e RMS, Anderson Souza de Jesus, o “Buel” ou “Cris”, é considerado um dos principais fornecedores de armas do CV na Bahia. Conhecido como Rei de Copas, ele atua no Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves, Arenoso e Cosme de Farias, além de Itinga, Portão e Ilha de Vera Cruz. “Buel” estaria escondido no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, junto a Sidmar Soares Santos, o “Bolota”, que ocupa a carta Ás de Copas.

Confira outros procurados:

  • Márcio dos Passos de Jesus, o “Galinha Preta”, Ás de Espadas, acusado de homicídios em Simões Filho;
  • Sandro Santos Queiroz, o “Real” ou “Doideira”, Rei de Espadas, ligado ao CV e preso em 2022 em um condomínio de luxo em Cuiabá;
  • Alan Santos Fonseca, o “Júnior Pial” ou “JP”, Ás de Paus, apontado como número dois da facção Katira, no Recôncavo;
  • Manoaldo Falcão Costa Júnior, o “Gordo Paloso”, Rei de Paus, procurado por homicídio e tráfico, suspeito de estar no Rio de Janeiro.

Ao todo, 16 nomes compõem atualmente o Baralho do Crime, todos considerados prioritários no alvo das forças de inteligência da SSP-BA.

22 de setembro de 2025, 08:00

Compartilhe: