sábado, 18 de maio de 2024

Bombeiros baianos auxiliam no resgate de cerca de 90 pessoas no RS

Foto: Divulgação/CBMBA

Da Redação

Os bombeiros baianos enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar as equipes de salvamento resgataram aproximadamente 90 pessoas neste sábado (4). Idosos e crianças estavam entre o grupo.

O território gaúcho sofre com fortes temporais há alguns dias, o que provocou a morte de pelo menos 57 pessoas.

Diante desse cenário, o governo da Bahia enviou 22 bombeiros, já experientes em operações decorrentes de fenômenos naturais, para colaborar com o trabalho no município de Caxias do Sul. Os agentes localizaram três corpos na sexta-feira (3).

“A situação está bem delicada. Estamos atuando prioritariamente em locais que ocorreram deslizamentos de terra, realizando busca e resgate. Nossa atuação acontece em conjunto com outros corpos de bombeiros e outros órgãos como a Defesa Civil”, explicou o coronel BM Jadson Almeida.

Os militares baianos usam uma aeronave, além de quadriciclos para chegar a alguns trechos remotos.

Em meio às ações, um cachorro também foi resgatado. O animal estava sozinho dentro de uma casa, no distrito de Galopolis, também em Caxias do Sul.

Chuva no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na quarta-feira (1º), pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III — caracterizados por danos e prejuízos elevados.

A previsão alerta para risco de chuva forte por, pelo menos, mais 36 horas na região. Por isso, o governo local anunciou também a suspensão das aulas na rede pública estadual. A medida vale nesta quinta (2) e na sexta-feira (3) em escolas de todo o estado.

05 de maio de 2024, 09:00

Compartilhe: