quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Boulos aciona MPF para investigar empresa que escaneia íris no Brasil

Foto: Reprodução

Da Redação

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a instauração de um inquérito para investigar a atuação da empresa americana Tools for Humanity (TfH) no Brasil. A companhia tem coletado e armazenado informações biométricas da íris de brasileiros que aderem ao programa World ID.

De acordo com a TfH, o projeto busca criar um código de validação que não possa ser replicado por Inteligência Artificial (IA). Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, é um dos fundadores da iniciativa. Em troca dos dados, os participantes recebem 48 unidades da criptomoeda worldcoin, o que equivale a aproximadamente R$ 634 na cotação vigente.

No documento enviado ao MPF, Boulos cita uma reportagem da Folha de S.Paulo, que aponta que os dados coletados pela TfH não podem ser excluídos.

Já segundo informações da CNN, a empresa negou essa informação e afirmou que “o projeto World não fica com nenhuma informação” das íris escaneadas no Brasil. “Temos feito um transparente trabalho no que tange essa informação, pois ela não é verídica, o projeto World não fica com nenhuma informação”, declarou a Tools for Humanity.

Boulos argumenta que essa impossibilidade de apagar dados pessoais fere o direito de revogação do consentimento, previsto na legislação europeia de privacidade e na Lei Geral de Proteção de Dados brasileira.

24 de janeiro de 2025, 09:30

Compartilhe: