quarta-feira, 16 de julho de 2025

Brasil assume comando de força multinacional contra piratas no Mar Vermelho

Foto: Divulgação

Da Redação

No fim de janeiro, a Marinha do Brasil assumiu o comando da Combined Task Force (CTF) 151 — Forças Marítimas Combinadas, em português — com a missão de coordenar forças navais multinacionais em operações de combate à pirataria em uma das principais rotas marítimas mundiais, que inclui o Golfo de Áden, a Bacia da Somália e o Mar da Arábia. O comando rotativo está nas mãos do Brasil em um momento de escalada de tensões entre países do Ocidente e a milícia houthi no Iêmen. A informação foi publicada pela Folha e confirmada pelo jornal O GLOBO.

O mandato no comando do grupo, que inclui Bahrein, Brasil, Dinamarca, Japão, Jordânia, Kuwait, Paquistão, Filipinas, Nova Zelândia, República da Coreia, Cingapura, Tailândia, Turquia, Reino Unido e EUA, pode variar de três a seis meses. Quem estará à frente da força-tarefa é o contra-almirante brasileiro Antonio Braz de Souza, que afirmou que o foco estará nos casos de pirataria e os ataques a navios mercantes praticados pelos rebeldes houthis do Iêmen.

— Ao aceitar o convite para liderar essa força mais uma vez, a Marinha do Brasil, primeiro país sul-americano a desempenhar papel de dessaque nesta coalizão marítima multinacional, reafirma sua dedicação à comunidade marítima e, particularmente, às Combined Maritime Forces. Esse compromisso visa intensificar a segurança e estabilidade global, contribuindo para o bem-estar coletivo — disse o contra-almirante durante a cerimônia de assunção de Comando, no Bahrein.

O contra-almirante assume o comando da CTF 151 após passagem como chefe do Estado-Maior do Comando-Chefe da Esquadra. Ele já participou de várias missões navegando no Oceano Atlântico Sul, incluindo o resgate dos sobreviventes da queda do voo 447 da Air France, em 2009. Ele também liderou missões de pesquisa oceanográfica e participou como conselheiro-chefe do programa de desenvolvimento de submarinos.

05 de fevereiro de 2024, 16:00

Compartilhe: