sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Brasil lançará plataforma pública de streaming com mais de 400 filmes

Foto: Divulgação

Da Redação

O Brasil ganhará ainda este ano um serviço público de streaming inspirado na Netflix. Batizada de Tela Brasil, a plataforma tem como principal objetivo ampliar o acesso a produções audiovisuais nacionais, disponibilizando gratuitamente um amplo acervo de filmes brasileiros.

O projeto, debatido desde 2023, está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV), do Ministério da Cultura, e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que ficará responsável pela tecnologia do serviço.

O impulso para a iniciativa veio após o sucesso do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que alcançou reconhecimento internacional ao ser indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, a diretora de preservação e difusão audiovisual da SAV, Daniela Santana Fernandes, confirmou que o lançamento ocorrerá de forma gradual a partir do segundo semestre de 2024.

O catálogo do Tela Brasil incluirá obras já licenciadas pelo governo, com acervos da Cinemateca Brasileira e da Funarte, além de títulos adquiridos por meio de novos editais. Para isso, o governo investiu R$ 4,2 milhões na compra dos direitos de exibição de mais de 400 produções, abrangendo diversos formatos e estéticas.

Além de ser um espaço de difusão cultural, a plataforma terá um viés educativo. A medida atende à Lei 13.006/2024, que determina a exibição de pelo menos duas horas mensais de filmes nacionais no currículo escolar. Com isso, a expectativa é que estudantes tenham maior contato com a produção cinematográfica do país.

06 de fevereiro de 2025, 15:20

Compartilhe: