domingo, 9 de fevereiro de 2025

Brasileiro deportado beija o chão ao chegar ao Brasil

Foto: Henrique Campos/TV Globo

Da redação

A chegada dos brasileiros deportados dos Estados Unidos nesta sexta-feira (7) foi marcada por um misto de alívio e relatos de sofrimento. Entre os repatriados, o corretor de imóveis César Diego Justino, natural de Goiás, expressou sua emoção ao beijar o chão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, demonstrando gratidão pelo retorno.

Justino desembarcou nos EUA em 1º de outubro do ano passado com o objetivo de trabalhar e proporcionar uma vida melhor à família. No entanto, ao chegar, se entregou às autoridades, mas acabou detido e deportado.

“Lá está muito difícil. Eu não aconselho ninguém a fazer isso [migrar ilegalmente]. Está muito sofrido. Quatro meses detido e não aconselho ninguém a fazer isso. Lá está com muito problema, deportando todos. […] Eu cheguei lá e me entreguei às autoridades pra fazer o praxe, tudo certinho, mas não deu certo., narrou César Diego Justino.

Além da deportação, Justino e outros brasileiros reclamaram das condições do voo entre Alexandria, na Louisiana, e Fortaleza, no Ceará.

“Todos algemados, mais de 24 horas algemados, cara, muito sofrimento. Sem comida, sem água. Muita tristeza”, afirmou.

O alívio veio ao desembarcar no Brasil. Segundo o corretor, a recepção em Fortaleza foi calorosa, trazendo um pouco de conforto após meses de incerteza e angústia. Com informações do G1.

08 de fevereiro de 2025, 17:00

Compartilhe: