Bruno Reis destaca sucesso da operação da Prefeitura e movimentação histórica no Centro no 1º dia do Carnaval

Da redação
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que o circuito Osmar (Centro) teve o maior movimento registrado para um primeiro dia de Carnaval em pelo menos duas décadas, graças à decisão da gestão municipal de realizar a abertura oficial da festa no Campo Grande. Na quinta-feira (27), um time de grandes atrações foi o responsável pela abertura do Carnaval, em um trio que homenageou os 40 anos da axé music. Participaram do momento Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Psirico, Xanddy, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Sarajane, entre outros artistas.
“Ontem foi um dia emocionante, que vai entrar para a história. Um dia em que celebramos os 40 anos da axé music e vimos aqui no chão da Avenida tantos nomes responsáveis por esse ritmo contagiante. Isso mobilizou muita gente. Os números apontam que houve mais gente no Centro do que na Barra-Ondina. Nos últimos 20 anos, a gente não lembra de uma quinta-feira com tanta gente no Centro como ontem. Isso está nas imagens”, disse o prefeito, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28).
Segundo o gestor, graças a essa “super quinta” do Centro, esta foi a melhor operação da Prefeitura em um primeiro dia de Carnaval. “No primeiro dia, é comum ter alguns problemas. Mas ontem, fora o incidente do trio que ficou preso no Túnel dos Reis Católicos, toda a operação ocorreu com tranquilidade. Seja no trânsito, no transporte, no acesso aos banheiros, na limpeza”, exemplificou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal citou ainda uma redução de 32% no número de pessoas que procuraram os serviços de Saúde e uma queda de 22% na quantidade de ocorrências, conforme dados informados pela Polícia Militar e confirmados pela Guarda Municipal.
Para os próximos dias, a estratégia de valorização do Centro será mantida, com grandes atrações. “Vamos ter aqui no sábado atrações que mobilizam público, que têm seus fã-clubes, como BaianaSystem, Timbalada, Silvanno Salles, Edson Gomes, que a galera do reggae cobrava muito”, destacou o prefeito.
Ações – A expectativa é de que, com o fortalecimento do circuito Osmar e também do Carnaval nos bairros, a descentralização de foliões continue ocorrendo. “Ontem tínhamos 84% de ocupação hoteleira e hoje vamos chegar a 100%. Então, sempre o sábado é a maior preocupação e isso se confirmou ano passado”, lembrou Bruno Reis
Para evitar a superlotação na Barra-Ondina, a Prefeitura adotou também outras medidas, como a redução do número de trios no circuito Dodô. Esta quantidade, que já chegou a ser de 40 equipamentos por dia, foi limitada a 28. “Também tiramos muitas estruturas da Prefeitura. A cada ano, a gente vem unificando as nossas estruturas, com o objetivo de ter mais espaço E a gente faz esse apelo ao governo do Estado também”, pontuou o gestor.
Turismo – A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou o aumento da ocupação hoteleira já no primeiro dia de Carnaval em relação ao mesmo período no passado. A alta foi de 6,7%. “E quando a gente olha os números, a gente vê que também aumentou a hospedagem na casa de parentes, além da lotação de apartamentos por temporada”, apontou.
Ana Paula ainda revelou outros dados relevantes que consolidam a folia soteropolitana como a maior do país. “O Carnaval daqui é tão bom que, pela nossa pesquisa, quase 70% dos turistas já vieram mais de três vezes. Então, elas voltam”, concluiu.