BYD investe R$ 5,5 bilhões na Bahia e quer transformar Camaçari em polo de inovação

Da redação
A montadora chinesa BYD anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões na Bahia, com a expectativa de gerar 20 mil empregos diretos e transformar a cidade de Camaçari em um centro de excelência tecnológica, apelidado pelo diretor de comunicação da empresa, Pablo Toledo, de “Vale do Silício brasileiro”. A nova fábrica, instalada no antigo complexo da Ford, é a primeira no Brasil dedicada à produção de carros eletrificados, incluindo modelos 100% elétricos e híbridos, com capacidade inicial para 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda fase.
Além do impacto industrial, a BYD pretende impulsionar a economia local e gerar oportunidades em diversas áreas, como inteligência artificial e pesquisa tecnológica. A empresa mantém parcerias com universidades e com o Senai Cimatec para atrair jovens talentos, desenvolver inovações e fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento, consolidando seu papel não apenas como fabricante de veículos, mas como uma referência em tecnologia.
O projeto também inclui a expansão da infraestrutura para eletromobilidade, com a instalação de carregadores rápidos em concessionárias. Segundo Toledo, o objetivo é criar um ecossistema completo que beneficie toda a cidade, desde empregos diretos na fábrica até serviços locais, como aluguel de imóveis e comércio, posicionando a Bahia como um polo estratégico de inovação no Nordeste brasileiro. Com informações do A Tarde.