sábado, 26 de abril de 2025

Câmara convocará Margareth Menezes para explicar cachês no Carnaval e suposto uso político de comitês estaduais

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da redação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, será ouvida na próxima quarta-feira (30) pelas comissões de Cultura e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O objetivo da audiência é esclarecer o pagamento de R$ 640 mil em cachês a artistas durante o Carnaval, por meio de prefeituras, além do suposto uso político de escritórios estaduais do Ministério da Cultura, revelado em reportagem do Estadão.

A sessão está prevista para as 10h. Inicialmente marcada para o dia 16 de abril, a audiência foi adiada sem justificativa formal, segundo informou o Ministério da Cultura, que, no entanto, confirmou a presença da ministra na nova data.

A convocação partiu de um requerimento do deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da Oposição na Câmara. Procurado pela reportagem, o parlamentar ainda não se manifestou até o fechamento deste texto.

Reportagem publicada pelo Estadão em novembro do ano passado revelou que os escritórios estaduais do MinC, criados em todos os 26 estados, estariam sendo ocupados por filiados a partidos políticos, sobretudo ligados ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso levantou suspeitas de aparelhamento político e uso indevido da estrutura pública. Com informações do Estadão.

25 de abril de 2025, 23:30

Compartilhe: