Câmara dos Deputados debate riscos fitossanitários para a produção de cacau na Bahia
Da Redação
Por iniciativa da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a Câmara Federal debate nesta segunda-feira (13) o controle de pragas da lavoura de cacau. O assunto passou a ser considerado de emergência após a descoberta de um foco recente de uma doença potencialmente devastadora.
A audiência pública com o tema ‘controle fitossanitário da monilíase do cacaueiro’ terá transmissão ao vivo pelo site da Casa Legislativa, a partir das 14h.
A praga foi descoberta no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e confirmada por análise realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia.
“O foco detectado se encontra ainda distante das principais regiões produtoras, mas devido ao seu potencial de danos às culturas, é de fundamental importância que sejam executadas ações de monitoramento e notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga nas demais regiões do País às autoridades fitossanitárias”, afirmou a deputada Lídice da Mata, de acordo com a coluna Tempo Presente, de A Tarde.
Para o debate, foram convidados o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e membro do Portfólio do Cacau da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rafael Moyses Alves; o coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva; a fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Catarina Cotrim de Mattos Sobrinho; o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF), José Francisco Thum; e um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).








