segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Campanha de vacinação contra a gripe mobiliza milhares na Bahia e aplica quase 100 mil doses no Dia D

Foto: Leonardo Rattes/GOVBA

Da Redação

Milhares de baianos participaram do Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10), e compareceram aos postos de saúde em todo o estado. A mobilização resultou na aplicação de quase 100 mil doses do imunizante, com adesão de 100% dos municípios baianos.

Em Salvador, o ponto de drive-thru montado no Centro de Convenções vacinou 2.825 pessoas. A ação foi fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo após o Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível nos postos de saúde, integrando o Calendário Nacional de Vacinação. Estão entre os grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Outros públicos também podem se vacinar: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuário, carteiros, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e indivíduos com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais.

Segundo a Sesab, o público-alvo na Bahia é composto por cerca de 3,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar ao menos 90% desse total. “A vacinação é a principal forma de prevenção e vamos trabalhar junto com os municípios para alcançar esta meta. A imunização contra a influenza é fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos provocados pelo vírus”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, reforça a importância da aplicação da dose antes da chegada do inverno. “Historicamente, na Bahia, o maior número de registros da doença ocorre no outono e no inverno, por isso a importância de vacinar ainda no início deste período”, afirmou.

13 de maio de 2025, 08:00

Compartilhe: