segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Cantor baiano denuncia racismo em academia de Salvador

Foto: Reprodução/Redes sociais

Da Redação

O cantor baiano Samuel Marques, conhecido por atuar como backing vocal de artistas como Saulo Fernandes e Luiz Caldas, além de ter participado do The Voice Brasil 2019, denunciou um caso de racismo ocorrido na academia Smart Fit, no bairro da Graça, em Salvador.

Nas redes sociais, o artista relatou que foi comparado por outro aluno da academia ao “urso do cabelo duro”, expressão de cunho racista. O episódio foi gravado por Samuel e publicado em seu perfil no Instagram.

No vídeo, o cantor questiona o homem sobre o comentário, e ele responde: “O urso do cabelo duro”. Surpreso, Samuel rebate: “Você acha que eu pareço com ele?”. O homem tenta se justificar dizendo que o comentário era sobre o cabelo. Diante da reação do cantor, ele minimiza o episódio, chamando de “maluquice”.

“Não parece maluquice, parece racismo”, responde Samuel. O homem então alega não ser racista, afirma ter um genro negro e pede desculpas, o que o cantor rejeita: “Isso não justifica nada. A gente nem se conhece pra ouvir algo tão infeliz”.

Após deixar o local, o cantor desabafou em vídeo: “Eu não consegui nem raciocinar. Depois que acontece isso, é severo, é doloroso pra caralho. Que diabo de país é esse em que as pessoas conseguem ser tão escrotas assim?”, questionou.

Samuel afirmou ainda que conversou com o atendente da academia, que revelou que episódios semelhantes já haviam sido relatados, mas não registrados. “Como pode tanta impunidade nesse Brasil?”, disse o artista emocionado.

Nos stories, ele acrescentou que se sentiu aliviado por ter conseguido registrar a agressão: “Diversas vezes eu via esse rapaz me olhando e não entendia o motivo. Hoje ele teve a coragem de falar tudo isso que vocês viram.”

Em nota, a Smart Fit declarou que “não tolera nenhum tipo de discriminação e se solidariza com o aluno”, além de informar que está à disposição do cantor e das autoridades “para colaborar no esclarecimento do caso”.

06 de outubro de 2025, 08:30

Compartilhe: