sábado, 27 de abril de 2024

Cardeal preside celebrações do Tríduo Pascal na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

Foto: Divulgação

Da Redação

De 28 a 31 de março, católicos de todo o mundo participam das celebrações dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, durante a Semana Santa. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a primeira do País, as 102 paróquias contarão com programações especiais que podem ser consultadas diretamente com a secretarias paroquiais.

Já as Celebrações presididas pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, acontecerão na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial do Brasil.

Confira a programação:

28 de março – Quinta-feira Santa
9h Santa Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais – também conhecida como Missa da Unidade, reunindo todos os padres da Arquidiocese de Salvador junto ao Arcebisp;

18h Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor e do Lava-pés.

29 de março – Sexta-feira Santa
15h Ação Litúrgica Solene.

30 de março – Sábado Santo
18h Solene Vigília Pascal.

31 de março – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
10h Santa Missa

Procissão do Encontro

Na quarta-feira, 27 de março, os católicos fazem memória ao encontro emocionante entre Jesus e Nossa Senhora, durante a Procissão do Encontro, que é a festa do Titular da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz. Às 12h30, na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, no Centro Histórico de Salvador, será celebrada a Santa Missa e, logo em seguida, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida em um andor.

A procissão passará pela Rua Chile, Praça da Sé e chegará ao Terreiro de Jesus, onde, em frente à Igreja São Domingos de Gusmão, os membros da Ordem Terceira Dominicana estarão esperando com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que, a partir deste momento, percorrerá o caminho de volta para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda.

Projeto “Semana Maior, a Semana Santa do Salvador”

No mês em que a cidade de São Salvador da Bahia celebra 475 anos de fundação, a Arquidiocese Primaz do Brasil, através da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e o Vicariato Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação, presenteia a sociedade religiosa e civil com a proposta da Semana Maior, a Semana Santa do Salvador.

A cidade e arquidiocese homônimas, com rico repertório artístico, histórico e cultural, figuram como um dos cenários mais originais para a vivência da Semana Santa, preparação para a Páscoa do Senhor, em solo brasileiro. Assim, neste ano de Jubileu da Cidade da Bahia, além das atividades litúrgicas, estão sendo realizadas atividades de cultura religiosa que pontilharão toda a cidade.

Importante destacar que a Sé Primacial do país recolhe registros importantes para a cultura cristã no mundo português, a exemplo do acervo artístico do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o maior do gênero na América Latina; além da imponente Sala dos Consagrados da Ordem Terceira de São Francisco, ou mesmo, a obra Senhor Morto, do Cabra (Aleijadinho baiano), artista cujas obras são expressões do barroco na imaginária sacra baiana. Além das exposições, também fazem parte atividades teatrais e concertos, nos contextos paroquiais e educativos.

No âmbito das devoções, a tradição quaresmal das Vias Sacras vão protagonizar um emocionante momento em torno do Mistério da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo na cidade de Salvador. A Via Sacra do Centro Histórico de Salvador, percorrendo o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, experiência da tradicional Procissão do Encontro, onde a venerada imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos se encaminha até o Terreiro de Jesus, encontrando-se em frente à Igreja São Domingos de Gusmão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, apresentando um retrato da caminhada pascoal do Salvador pelas mãos históricas das nossas irmandades, ordens terceiras e paróquias do Centro Histórico.

Toda essa programação cultural pode ser conferida em www.arquidiocesesalvador.org.br/semanamaior.

Com informações da Pascom da Arquidiocese de Salvador.

25 de março de 2024, 20:00

Compartilhe: